Como se afastar das pessoas que te fazem mal e te tiram dos trilhos?

 

Desde que comecei a ficar mais consciente com as ações e tarefas que faço durante o dia tenho reparado de como o ambiente e as pessoas em volta podem influenciar meu nível de estresse, ansiedade e discernimento.

Um dia perfeito, nesse momento em minha vida, começa com uma corrida pela manha, seguida do clássico cafezinho com pão integral ao lado do computador e escrevendo meus livros ou meus artigos do blog, seguido da minha aula de italiano no Duolingo. Essa sequencia de hábitos que consegui estipular para toda manhã regem todo o desenrolar do resto do dia. É incrível de como um dia sem essa sequencia matinal pode se tornar tão diferente. No meu livro Seja mais com menos (setembro de 2021) , falamos bastante desse desenrolar de hábitos que transcorrem depois de um bom hábito angular.


Mandamentos zen para mudar de vida - A Mente é Maravilhosa

Esses hábitos matinais, pelo menos pra mim, e como ainda estão maturando em minha rotina, precisam de que meu humor esteja em paz e eu descansado. Há um preparo que é feito a noite para que as coisas se desenrolem normalmente. A roupa de corrida já fica preparada e de fácil alcance para que seja A PRIMEIRA COISA que eu faça quando acordar, depois disso o plano acontece muito mais facilmente.

Mas foi a minha irmã aparecer com um problema que me incluía e compartilhar o seu nível de ansiedade e estresse naquele 1 minuto de áudio do WhatsApp para que tudo fosse destruído na noite anterior. Estava em uma sequencia ótima de dias bons, as coisas funcionando perfeitamente e de repente fui tomado por um nível de estresse que eu não via a muito tempo, mesmo eu sentido falta da corrida, falta do livro, falta de tudo eu não tive nenhuma força de vontade para faze-los.

Era um problema com pontos na carteira de motorista, do tipo que precisa estudar, pesquisar e trabalhar junto para descobrir a melhor maneira de resolver o problema, como calma e tranquilidade, e como costumo dizer, só não tem jeito para a morte, para o resto sempre tem. Esse tipo de consciência e percepção que tive sobre como que a rotina foi alterada por uma alternância muito brusca de humor é alcançada com treino. Porque foi só assim que eu parei e percebi e então comecei a tentar me colocar de volta no trilho. O problema precisava ser resolvido mas você não pode deixar ser sugado para um redemoinho de estresse proveniente de terceiros. Nós temos que prestar atenção e identificar isso. 

 Lidando com a Pressão Social | Tudo Para Homens

Fique alerta e perceba essas alterações que acabam tomando você por causa de problemas dos outros, no caso da minha irmã e o problema das multas, eu tive que absorver e com ajuda de todos os envolvidos fomos clareando as situação e aos poucos fomos resolvendo o problema, mas nem sempre é assim, as vezes nós acabamos nos envolvendo com o problema dos outros porque não sabemos nos defender e negar essa entrada de terceiros em nossas vidas.

É preciso treino e muita perspicácia para saber quando alguma coisa começa a entrar na sua vida para tirar o seu foco. Não se pode ter medo de dizer não a esse tipo de invasão, quando se tem clareza e propósito na vida, nós começamos a perceber essas coisas e aos poucos conseguimos nos desviar muito cordialmente desse tipo de coisa, principalmente quando é preciso lidar com as pessoas.

KEEP CALM AND JUST SAY NO | KEEP-CALM.net
É convencionalmente aceito pela sociedade, geralmente fruto da pressão social e a necessidade de ser bem visto por todos a sua volta, a nossa solicitude para com as pessoas de nosso meio. Dizer não para alguém parece ser rude e até mesmo falta de educação. Só que, se você percebe que, se ao dizer sim a um problema externo você vai acabar se prejudicando, você precisa e deve se defender. Um não cordial bem dado não só vai te salvar e manter seus objetivos, como também, pode ser até matéria de admiração pelas pessoas. Uma pessoa focada e determinada que nega as intromissões capazes de tirar o foco é uma pessoa admirada pelos outros, principalmente depois que você começa a demostrar resultados e autoconfiança. Dizer sim para agradar aos outros, mas que vai te colocar em alguma desvantagem não é uma atitude inteligente. O poder do não, te afasta de pessoas que te fazem mal, mantem seu equilíbrio emocional e te afasta de pessoas que podem te prejudicar. Comece praticando o não com pequenas coisas e pessoas, coisas do tipo, brindes de reuniões (não tenho onde colocar essas coisas) , ofertas de cafezinhos no trabalho (deixa que eu pego) , com o tempo você vai perceber que nem era tão difícil assim, esteja sempre focado no seu dia para que você consiga identificar essas intromissões e assim você vai conseguir se livrar dessas pessoas, esteja alerta, sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas